Dostoievsky

Quem foi Dostoievsky?

Uma das maiores personalidades da literatura russa, é considera o criador do Existencialismo (o existencialismo considera cada homem como um ser único que é mestre dos seus atos e do seu destino).

Quais sãs as principais características de suas obras?

A obra dostoievskiana explora a autodestruição, a humilhação e o assassinato, além de analisar estados patológicos que levam ao suicídio, à loucura e ao homicídio: seus escritos são chamados por isso de “romances de idéias”, pela retratação filosófica e atemporal dessas situações. O modernismo literário e várias escolas da teologia e psicologia foram influenciadas por suas idéias.

Quem foram suas influências?

Edgar Allan Poe, Victor Hugo, Charles Dickens, Miguel de Cervantes, William Shakespeare, Aleksandr Pushkin e Leo Tolstoy.

Quem foram influenciador por Dostoievsky?

Marcel Proust, Franz Kafka, Albert Camus, Friedrich Nietzsche, Jean-Paul Sartre, Yukio Mishima, Sigmund Freud e Aleksandr Solzhenitsyn.

Quais as principais obras?

O Idiota e Crime e Castigo, foram considerado por muitos como uma das obras mais famosas da literatura mundial. Sendo que, Os Irmãos Karamazov, foi considerado por Sigmund Freud como o melhor romance já escrito.

Algumas de suas citações:

“Tenho de proclamar a minha incredulidade. Para mim não há nada de mais elevado que a ideia da inexistência de Deus. O Homem inventou Deus para poder viver sem se matar”.

“Aos olhos do artista, o público é um mal necessário; é preciso vencê-lo, nada mais”.

“Não há assunto tão velho que não possa ser dito algo de novo sobre ele”.

“A vida é um paraíso, mas os homens não o sabem e não se preocupam em sabê-lo”.

“O amor é mestre, mas é preciso saber adquirí-lo, porque se adquire dificilmente, ao preço de um esforço prolongado; é preciso amar, de fato, não por um instante, mas até o fim”.

“Não sei se Deus criou o Homem ou o homem criou à Deus”.

Anúncios