tolkien_caricatura

Hoje é um grande dia para a literatura, é o aniversário da morte do “Pai da Literatura Fantástica”, famoso Tolkien.

Quem foi J.R.R.Tolkien?

Muitos conhecem John Ronald Reuel Tolkien somente por suas obras, mas Tolkien além de escritor foi professor universitário e filólogo britânico. Para os que subestimam a África do Sul, Tolkien nasceu lá no dia 03/01/1892 e com 3 meses foi morar na Inglaterra com sua mãe e seu irmão.  Formou-se em letras e foi um dos soldados que lutou na Primeira Guerra Mundial.

Quais são as suas obras literárias?

Tolkien é mais conhecido por sua fabulosa história “Senhor dos Anéis”. Muitos dizem que para entender melhor a história do Senhor dos Anéis é preciso ler  “O Hobbit” antes. O livro do Hobbit foi começado a escrever em 1930, mas o Tolkien abandonou o trabalho antes de finalizar, após uns anos retomou. Porém Tolkien considera que sua principal obra foi “Silmarillion”, esta foi sua maior paixão.  Todas as histórias se passam em um mundo secundário foi chamado de Arda, sem falar que seus primeiros rascunhos de Arda foram feitos durante a Primeira Guerra Mundial (dá para acreditar?!?!)

Como surgiu a Língua Élfica?

Tolkien era fascinado por idiomas desde criança. Além do inglês, Tolkien conhecia cerca de dezesseis outros idiomas (à excepção dos criados por ele mesmo) que eram os seguintes: grego antigo, latim, gótico, islandês antigo, sueco, norueguês, dinamarquês, anglo-saxão, médio inglês, alemão, neerlandês, francês, espanhol, italiano, galês e finlandês. Bem, com todas essas admirações ele acabou por criar duas línguas: Quenya (idioma élfico superior) e Sindarin (baseado no galês).

Quem foram inpirados por Tolkien?

Na música o autor marcou presença no hard rock, new age e inclusive heavy metal. Bandas como: Led Zeppelin, Blind Guardian, Rush, Jethro Tull entre outras.

A Caverna do Dragão e o filme Dungeons & Dragons também acabaram por ser influenciados por Tolkien, pois foram baseados no RPG D&D.

Outros filmes que possivelmente tenham sido influenciados: O Cristal Encantado , A História Sem Fim, Labirinto, A Lenda, Willow – Na Terra da Magia e Coração de Dragão.

Aqui deixo um vídeo muitíssimo interessante sobre a vida de Tolkien, explicado por um padre, defendendo que os livros são fantásticos!

Anúncios