Irvin D YALOMIrvin David Yalom nasceu no dia 13 de junho de 1931, em Washington. (Geminiano também hehe).  Seus pais imigraram da Rússia um pouco da Primeira Guerra Mundial.  Na infância ele viveu em um  apartamento em cima da loja de conveniência de seus pais,  em um bairro pobre e perigoso. Desta forma, como não podia sair para sua segurança, então ele lia livros.  Duas vezes por semana ele seguia o trajeto perigoso até a biblioteca para buscar novos livros. Foi na ficção que encontrou um mundo alternativo e satisfatório. Ali encontrou suas fontes de inspiração e sabedoria.  Desde cedo se interessou por Tolstoi e Dostoiévski.

Em 1963, Yalom torna-se professor em Stanford. Ao longo dos anos, passou a ensinar sobre psicoterapia de grupo e desenvolver seu modelo de psicoterapia existencial. (Psicoterapia existencial é parcialmente baseado na crença existencial que os seres humanos estão sozinhos no mundo.)

Irvin Yalom escreve livros tanto de ficção quanto não ficção.  Alguns de seus livros se tornaram best seller. Seus romances são: Quando Nietzsche Chorou, A Cura de Schopenhauer e Mentiras no Divã. Suas outras obras são mais voltadas para a área de psicoterapia.

Em uma entrevista Yalom comenta qual o motivo pela escolha dois filósofos Nietzsche e Schopenhauer, para a escrita dos livros. Ele disse que ambos têm muito a ensinar sobre a vida nos seus mais diferentes e profundos níveis. Deixaram grandes pensamentos sobre como ela pode e deve ser vivida. Além de que eram bons escritores.

Para quem não conhece ainda suas obras vale a pena conferir, são formidáveis. O filme abaixo foi baseado no romance: Quando Nietzsche Chorou de Irvin D. Yalom:

Anúncios