musica na cabecaVocê já passou por momentos que não conseguia tirar aquela música ridícula da cabeça por mais que tentasse?

Estudos mostram que as músicas que mais insistem em “atolar” no nosso cérebro, são as músicas com melodias simples, “alegres” e geralmente com letras repetitivas. Quer ver você ficar cantarolando sem querer uma música agora? Pensa na Macarena então! hahaha.

Para os alemães esse tipo de música tem um nome: “ohrnwurm” ou “earworms”, para facilitar a vida dos brasileiros: verme de ouvido.  Os vermes de ouvido são antigos, na época de Mozart já o encomodavam, pois quando Mozart ouvia seus filhos tocarem uma melodia no piano sem finalizar, ele ia até o quarto deles para concluir a música.

Os vermes de ouvido nos causam uma coceira cerebral. No momento em que ouvimos uma música, ela ativa o córtex auditivo. Se a música já nos é familiar, ela faz com que nosso cérebro automaticamente preencha o resto e faz com que se repita durante muito tempo.

Para tirar uma música da cabeça não existe um método 100% garantido, porém alguns dizem que você deve escutar a música inteira ou tentar ouvir outra música para esquecer essa. (Fonte: BBC e Alvi)

O cartunista alemão Sascha Dreier ilustrou através de desenhos as músicas que não lhe saiam da cabeça (nem sempre as músicas são chatas):

dreier“War Pigs” – Black Sabbath

dreier2 “Eat the Rich” – Motörhead

dreier3 “Pinball Wizard” – The Who

dreier4“Wish you were here” – Pink Floyd

dreier5“Eleanor Rigby” – Beatles

dreier6“Sunday Bloody Sunday” – U2

Anúncios