JK_Rowling

Joanne Rowling nasceu no dia 31/07/1965, na Inglaterra. É conhecida atualmente como J.K.Rowling porque  a editora (em 1995) sugeriu que colocasse somente as duas primeiras inicias do nome, pois receava que o público jovem não comprasse livros de autoria feminina. Como ela não tinha nome do meio, ela escolheu K (Kathleen) nome de sua avó paterna, assim tornando-se segunda inicial de seu pseudônimo.

Rowling começou a escrever com uns 5 ou 6 anos. Geralmente criava histórias de fantasia que costumava ler para sua irmã, dois anos mais nova. Sua primeira história foi sobre um coelho chamado Rabbit. Quando tinha 9 anos, recebeu de sua tia-avó uma autobiografia de Jessica Mitford, a qual Rowling considerou-a como sua heroína e leu todos os seus livros.

Em 1987, Rowling se formou na Universidade de Exeter no curso de Francês e Línguas Clássicas. Trabalhou um tempo como pesquisadora e secretária bilíngue na Anistia Internacional.

Foi em 1990, durante uma viagem para Londres  que surgiu a idéia de uma história sobre um menino que frequentava uma escola de magia. Em seguida, outros personagens da história já se foram formando em sua cabeça. No final desde ano, sua mãe morreu com esclerose múltipla, este fato afetou sua vida e acabou por apresentar mais detalhes da perda dos pais de Harry no primeiro livro.

Em 1992 Rowling foi morar em Portugal e passou a lecionar inglês. Lá ela se casou com um português (16/10/92), tiveram uma filha no dia 27/07/93 chamada Jessica Isabel Rowling Arantes (em homenagem a sua heroína) e em novembro do mesmo ano o casal se separa e ela se muda para Escócia com a filha em dezembro. Durante este período foi diagnosticado que ela estava com depressão, com o sentimento que tinha devido a doença teve a idéia da criação dos dementadores.

Na Escócia, ela tinha intenção de continuar ensinando, porém necessitava de um certificado de pós-graduação de Educação. Começou o curso em agosto de 1995, logo que finalizou seu primeiro romance onde havia escrito em cafeterias enquanto sua filha dormia.  O livro foi publicado somente um ano depois, ao passar por doze editoras que haviam rejeitado, graças a filha do editor de 8 anos que leu o primeiro capítulo e em seguida já solicitou o seguinte.

Algumas de suas inspirações para elaboração dos personagens:

Dumbledore foi inspirado no diretor da escola em que Rowling estudou durante o primário, afirma ser um de seus personagens favoritos.

Hermione foi inspirada nela própria quando tinha uns 11 anos de idade.

Professor Snape foi baseado no professor que Rowling teve de química durante a escola secundária.

O sobrenome Potter foi dado em consideraçãos aos dois amigos de sua infância o qual brincavam de bruxos e faziam feitiços de mentirinha.

Publicações

Harry Potter

  1. Harry Potter ea Pedra Filosofal (26 de Junho de 1997)
  2. Harry Potter ea Câmara Secreta (2 de Julho de 1998)
  3. Harry Potter eo Prisioneiro de Azkaban (8 de Julho de 1999)
  4. Harry Potter eo Cálice de Fogo (8 de Julho de 2000)
  5. Harry Potter ea Ordem da Fênix (21 de Junho de 2003)
  6. Harry Potter eo Enigma do Príncipe (16 de Julho de 2005)
  7. Harry Potter e as Relíquias da Morte (21 de Julho de 2007)

Outros livros

  • Animais Fantásticos e Onde Habitam (suplemento à série Harry Potter) (2001)
  • Quadribol Através dos Séculos (suplemento à série Harry Potter) (2001)
  • Os Contos de Beedle, o Bardo (suplemento à série Harry Potter) (2007)

harry_potter_

Anúncios