livrovermelhoNo dia 07/10/09 (quarta-feira), foi exibido pela primeira vez o secreto livro do psiquiatra suíço Carl Gustav Jung (fundador da psicologia analítica), “The Red Book, guardado em um banco em Zurique durante 23 anos.

O livro é um diário com 16 anos de anotações de Carl Jung sobre sua viagem ao inconsciente. Muitas pessoas já tinham o conhecimento que esse livro existia, porém nunca tiveram acesso a ele. Descendentes de Jung negavam autorizar a publicação, até que o  psicólogo britânico Sonu Shamdasani conseguiu convencê-los em 1997.

Entre as alucinações que circundavam o pensamento de Jung encontram-se as viagens que levavam à morte, a paixão por uma mulher que depois descobre ser sua irmã, se ver esmagado por uma gigantesca serpente e comer o fígado de uma criança. São fantasiar, porém podem fazer parte dos desejos proibidos de qualquer pessoa. Uma vez expostas, chocam os olhos de certas pessoas. No epílogo ele advertia: “Para o observador superficial parecerá uma loucura.” Em outra parte, expressa perturbação. “Acredito que estou completamente perdido. Estarei realmente louco? É tudo terrivelmente confuso.” (O livro parece ser formidável!)

O Livro Vermelho é uma mistura de trabalho científico com obra de arte. Jung tinha 39 anos quando começou a escrever o diário, em 1914. No total, o trabalho tem 205 páginas. Na Amazon o livro custa US$ 117 (se alguém quiser me dar de presente eu ficaria muitíssima feliz hehe). O original será mostrado no Rubin Museum of Art. (Isto é, Yahoo)

Anúncios