mozart

Johann Chrysostom Wolfgang Amadeus Mozart nasceu no dia 27/01/1756 em Salzburgo (hoje Áustria) e morreu no dia 5/12/1791, quando tinha 35 anos. Dos sete filhos que seus pais tiveram, somente ele e a irmã dele, Maria Anna, que sobreviveram. Mozart foi considerado um menino prodígio, começou a compor músicas com 5 anos de idade.

Mozart e sua irmã fizeram várias apresentações pela Europa, durante viagens com a família,sendo chamados de crianças-prodígio. Em 1763, com 7 anos, Mozart conheceu Johann Christian Bach (filho mais novo de Johann Sebastian Bach),  o qual foi  grande influência em seus primeiros trabalhos.

Em 13 de março de 1773, com 17 anos, Mozart foi músico da corte em Salzburgo. Em agosto de 1777 se demitiu da corte e foi em busca de um novo emprego, logo iniciaram algumas dívidas.

Mozart estreou uma ópera em janeiro de 1781 a qual foi um grande sucesso em Munique, em março o arcebispo Colloredo emprega Mozart em sua comitiva em Viena. Mozart se sentiu ofendido por ser tratado como um mero funcionário e pediu a demissão, recebendo-a somente no mês seguinte de forma grosseira.

Nova carreira de Mozart se inicia. Atuou muitas vezes como pianista e em seguida já havia se tornado o melhor pianista em Viena. Nessa época também começou a prosperar como compositor, compondo óperas, sonetos e concertos para piano.

Em 1782, Mozart casa com Constanze Weber, em 1984 tornou-se maçom  e em1786 sua popularidade diminui, porém não para de compor suas obras primas. Em 1788, Mozart começa a empobrecer novamente e acaba por morar num subúrbio e até passa a pedir dinheiro emprestado. Em 1890 a situação financeira melhora, neste período teve grande produtividade com suas obras, finalizando também Requiem e estreando A Flauta Mágica.

Mozart adoeceu em 1791 sofrendo de inchaço, dores e vômitos.  Morreu às 1h do dia 05 de dezembro, ninguém sabe ao certo a causa de sua morte.

Anúncios