No dia 28/09 postei sobre o concurso de microfografia “Nikon Small World”, o qual estava disponível para participar da votação das melhores imagens. O concurso premiou os dez melhores (sendo que havia umas 2 mil fotografias de várias partes do mundo).

As principais imagens serão incluídas em um calendário e exibidas em uma mostra itinerante nos Estados Unidos. (BBC)

microvencA vencedora, foto da planta ‘Arabidopsis thaliana’, tirada por Heiti Pavez, da Universidade de Tecnologia da Estônia.

microvenc2O segundo lugar, acima, ficou com Gerd Guenther, da Alemanha, com a foto da haste da flor da ‘Sonchus asper’, ampliada 150 vezes.

microvenc3O terceiro lugar, foto do canadaense Pedro Barrios-Perez de emulsão usada na fabricação de semicondutores, com ampliação de 200 vezes.

microvenc4Quarto lugar, foto de James Hayden (EUA) do ovário de um peixe-diabo, ampliado quatro vezes.

microvenc5O quinto lugar do brasileiro Bruno Vellutini, da USP, com a foto da superfície oral de uma estrela do mar, numa ampliação de 40 vezes. Eu votei nele também \o/

microvenc6O sexto lugar, as escamas de peixe, ampliadas 20 vezes, foto de Havi Sarfaty de Israel.

microvenc7O sétimo lugar, foto do tricoma da espessura de um cabelo em uma trepadeira amarelinha, ampliada 450 vezes, de Shirley Owens (EUA).

microvenc8A foto acima mostra fibras de algodão, ampliadas 200 vezes, e foi feita por Lloyd Donaldson, do Centro de Pesquisas de Biomateriais da Próxima Geração, Nova Zelândia. Garantiu ao cientista o oitavo lugar.

microvenc9O professor Bernardo Cesare, do Departamento de Geosciência da Universidade de Pádua, Itália, conseguiu o nono lugar com esta foto de uma rocha magmática, ampliada cinco vezes.

microvenc10O décimo lugar foi para a cientista Arlene Wechezak, dos Estados Unidos, com a foto que mostra algas e diatomas, ampliados dez vezes.

Ah, eu até gostei do resultado, mas as que eu havia votado acho-as ainda mais bonitas, confira no Nikon Small World as 137 mais votadas do concurso.

Anúncios