Os fotógrafos estão inovando cada dia mais, a criatividade está fluindo fantasticamente, desta forma estão sendo geradas novas técnicas para realização de seus trabalhos. Esse é o segundo post que faço sobre fotografias sem câmera, desta vez o pioneiro da técnica foi um brasileiro \o/ (orgulho nacional) e para melhorar ainda mais a nossa situação, o fotógrafo enviou por email ontem, para que eu pudesse apresentar no blog, o release oficial de sua exposição na Bienal de Roma que será realizada em Janeiro de 2010 ^^

O fotógrafo carioca Paulo Affonso Agapito da Veiga (fotógrafo), foi convidado a participar da próxima Bienal de Roma em Jan 2010, ao apresentar uma técnica purista de reprodução de imagem que não utiliza câmera nem computação gráfica, e cujo efeito é produzido unicamente pela reverberação da Luz. (Clique nas imagens para ampliar)

A Camera Clara

“A Camera Clara” , processo que o fotógrafo também chama de “A Luz ao contrário, parte do princípio inverso da camera escura, e reproduz o efeito insólito, a partir de uma transparência positiva com imagem registrada de forma analógica.

CameraClara

Essa imagem é iluminada por  um refletor todo tampado, deixando-se apenas um orifício para a saída da luz. Isso forma um cone luminoso que  ao atingir a imagem, cria o efeito único através da Luz que reverbera e se espalha.

A CameraClara

A “camera clara” é um suporte para a chapa sensibilizada com nitrato de prata ou filme fotográfico, que posicionada atrás do slide, registra e reproduz o efeito final.

O fotógrafo diz que para inverter o processo de captura da imagem, se baseou no princípio da ótica e distância focal. Pensou na fotografia ao contrário. 

Paff é graduado pelo New York Institute of Photography e pretende dar seqüência ao processo, utilizará daguerreótipos invertidos na seqüência dos próximos trabalhos da série.

© copyrigth 2009 Paulo Affonso Agapito Da Veiga

Anúncios