oscar-wilde 

Quem foi Oscar Wilde?

 Oscar Fingal O’Flahertie Wills Wilde nasceu no dia 16 de outubro de 1854 , em Dublin – Irlanda e morreu no dia 30 de Novembro de 1900, em Paris – França.  Foi um dramaturgo irlandês, poeta e escritor de numerosos contos e uma novela, se destacou desde cedo pelo seu brilhantismo e comportamento excêntrico. Wilde também acabou sendo preso por homossexual, condenado por “indecência grave”.

Quais sãs as principais características de suas obras?

Também conhecido por seu humor cortante, ele se tornou um dos dramaturgos mais bem sucedidos da era vitoriana e uma das maiores “celebridades” de seu dia. Várias de suas peças continuam a ser apresentadas. Wilde criticava sistemas morais e propunha uma renovação de valores e comportamentos. 

Sobre suas obras:

No livro “O Retrato de Dorian Gray”, Oscar Wilde enfatiza a arte, a vaidade e as manipulações humanas. É considerada por seus leitores a maior obra-prima, sendo rica em diálogos. Nas novelas que escreveu,  critica o patriotismo da sociedade. Isso fica evidente em “O Fantasma de Canterville”. Nos contos infantis, Wilde realça a criança que vive dentro de nós. São compostas com lições de moral na mais bela e pura forma utilizando as linguagens simples. Exemplo de um conto é “O Filho da Estrela”. No teatro, escreveu nove sublimes dramas, os quais fizeram sucesso na época. Com a poesia, Wilde ampliou a sensibilidade para as artes, embora não seja muito conhecido nessa área. Recomenda-se ler “Rosa Mystica” e “Flores de Ouro”.

Filmes baseados em algumas obras de Oscar Wilde:

  • Um marido ideal (1999)
  • A importância de Ser Prudente (1952)
  • O retrado de Dorian Gray (1945)
  • A Liga Extraordinária (2003)
  • Dorian Gray – Pacto com o Diabo (2001)

Músicas inspiradas em obras de Oscar Wilde:

Alguns compositores foram inspirados pelas obras de Oscar Wilde. Estes incluem Granville Bantock, Mario Castelnuovo-Tedesco, Sir Peter Maxwell Davies, Alexander Glazunov, Jacques Ibert, Antoine Mariotte, Franz Schreker, Richard Strauss, Alexander von Zemlinsky, Company of Thieves, Julian Casablancas, e, indiretamente, Sergei Prokofiev.

Curiosidades:

Na Universidade de Oxford, Wilde solicitou uma loja maçônica e mais tarde foi elevado ao grau de Mestre Maçom, mantendo a sua participação na Maçonaria até sua morte.

Após a formatura de Oxford, Wilde voltou para Dublin, onde conheceu e cortejou Florença Balcombe. Ela, porém, se envolveu com o escritor Bram Stoker.

Anúncios