Heavy metal é um gênero de música rock que se desenvolveu no final dos anos 1960 e no início dos anos 1970, principalmente na Inglaterra e nos Estados Unidos. Teve suas raízes no blues-rock e rock psicodélico, as bandas que criaram o gênero desenvolveram sons caracterizados por  altas distorções amplificadas, prologando os solos de guitarra e batidas enfáticas.

As primeiras bandas de heavy metal que marcaram a história como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple, já atraíam um grande público, apesar de receberem muitas vezes críticas ofensivas (um pequeno detalhe que sempre acompanha toda história do gênero). Em meados da década de 1970, descartando grande parte da sua influência pelo blues, Judas Priest ajudou a impulsionar a evolução do gênero. A banda Motörhead enfatizou ao punk rock e aumentou a velocidade do ritmo. O movimento New Wave of British Heavy Metal e  a banda Iron Maiden seguiram no mesmo sentido. Antes do final da década, o heavy metal já tinha atraído uma grande “porção” fãs em todo o mundo que passaram a ser reconhecidos como “metalheads” ou “headbangers”.

Glam metal tornou-se uma grande força comercial com grupos como Mötley Crüe, na década de 1980. O Underground produziu uma série mais extrema, possuindo estilos mais agressivos: o thrash metal invadiu o cenário com bandas como  Metallica, Anthrax, Megadeth e Slayer, enquanto outros estilos como o death metal e o black metal permaneceram de forma subcultural.  Desde meados da década de 1990, os estilos “populares” como o nu metal e metalcore têm ramificado ainda mais a definição do gênero (que isso eu já considero absurdo).

O heavy metal, assim como o rock alternativo, são subgêneros do Hard Rock. Só que o heavy metal teve as origens no rock progressivo e no blues (como citado anteriomente) e o rock alternativo teve suas origens punk rock, post-punk e hardcore punk. Bem, aí para frente começa uma confusão que nem eu sei diferenciá-los. Em relação ao heavy metal novamente, existem muitos subgêneros que foram compostos, confira abaixo alguns deles:

Avant-garde Metal, Black Metal, Death metal, Doom Metal, Glam Metal, Gothic Metal, Groove Metal, Power Metal, Metal Progressivo, Speed Metal, Stoner Rock, Metal Sinfônico, Thrash Metal, Viking Metal.

Anúncios