Quem foi Douglas Adams?

Douglas Noel Adams nasceu no dia 11 de março de 1952 e morreu no dia 11 de maio de 2001 (ataque cardíaco). Foi um escritor inglês, dramaturgo e músico. Ele é mais conhecido como o autor de O Guia do Mochileiro das Galáxias, que teve a origem em 1978 como uma comédia de rádio da BBC antes de evoluir para uma “trilogia” de cinco livros, escreveu também uma série de televisão, vários peças de teatro, quadrinhos, um jogo de computador, e em 2005 um longa-metragem.

Adams se tornou conhecido como um defensor dos animais e do meio ambiente, foi um ateísta radical e amante de carros velozes, câmeras e do Mac da Apple.

Quais sãs as principais características de suas obras?

Ele usa em suas obras um humor escrachado, no qual cria situações hilárias e bizarras para ironizar a política, a burocracia, as pessoas e suas manias.

Quem foram suas influências?

Adams fez uma série de referências à música e músicos que influenciaram seu trabalho.  Nos livros é evidente a presença de Bob Dylan, Rodgers e Hammerstein, Paul Simon, Dire Straits, Johann Sebastian Bach, The Beatles, Pink Floyd e Procol Harum.

O escritor se inspirou em Pink Floyd ao escrever a banda fictícia “Disaster Área”, descrita no Guia do Mochileiro como “não só a banda de rock mais alto na galáxia, mas na verdade o maior ruído de qualquer natureza”.

Quais as principais obras?

O Guia do Mochileiro das Galáxias (1979).
O Restaurante no Fim do Universo (1980).
A Vida, o Universo e Tudo Mais (1982).
Até logo, e Obrigado pelos Peixes (1984).
Praticamente Inofensiva (1992)

Ligações Musicais:

Douglas tocava guitarra de modo canhoto e possuiu uma coleção de 24 guitarras.

Adams era amigo de guitarrista do Pink Floyd, David Gilmour e em seu aniversário de 42* anos, foi convidado a fazer uma participação no Earls Court (concerto) em Londres, para tocar guitarra nas músicas “Brain Damage” e “Eclipse”.

Douglas Adams também era amigo de Gary Brooker, o vocalista, pianista e compositor de rock progressivo banda Procol Harum, o qual apareceu no palco com Brooker para tocar “In Held Twas in I”.

Jogos de Computador:

Douglas Adams criou uma versão em ficção interativa de HHGG juntamente com Steve Meretzky da Infocom, em 1984.  Em 1986 ele participou de uma semana ao longo da sessão de brainstorming com a equipe de jogos da Lucasfilm para o jogo Labirinto. Adams também foi responsável pelo jogo Starship Titanic, que foi publicado em 1998 pela Simon and Schuster.

Curiosidades:

Douglas escreveu o episódio 45 do Monty Python: “Partido político transmissão em nome do Partido Liberal”) e teve duas breves aparições na quarta temporada do Monty Python’s Flying Circus. No início do episódio 42, “The Light Entertainment War” e no no início do episódio 44, “o Sr. Neutron”.

Em homenagem ao Douglas Adams, foi criado o Dia da Toalha que é celebrado no dia 25 de maio. O motivo da escolha pela “toalha”, é pelo fato que o autor dedicou um página inteira sobre a toalha e sua importância em seu livro guia dos mochileiros das galáxias. A data é lembrada pelos fãs (malucos, nerds) que passam o dia (inteiro) junto a uma toalha, sendo que alguns usam na cabeça, outros como capa e outros fazem o que bem entender (o importante é ter a toalha no dia).

————————————————————————————————————————

O número 42* possui um significado especial, é considerada a resposta para a última questão da Vida, o Universo e Tudo (também foi nessa idade que nasceu sua filha Polly ).

Anúncios