O concurso Travel Photographer of the Year 2009 possui como tema “viagem”, possui várias categorias e premia fotógrafos experientes e iniciantes, envolvendo mais de 70 países.  As imagens são relacionadas ao assunto, sendo que os vencedores recebem  como prêmios viagens, cursos e equipamento de fotografia.

As fotos vencedoras deste ano foram escolhidas por fotógrafos profissionais e editores de fotografia. Elas estarão expostas no Adventure Travel Live, em Londres, no fim de janeiro de 2010, também serão incluídas, em fevereiro, no lançamento de um livro incluindo os três últimos anos da competição.  (BBC)

O fotógrafo bengalês Akash foi o vencedor da competição Travel Photographer of the Year 2009, com dois portfolios. Um deles inclui viajantes surfando no trem em Bangladesh.

Esta foi a primeira vez que um bengalês ganhou o prêmio. A foto da moça viajando na junção entre os dois vagões também é de Akash. Milhares de fotos foram enviadas para o concurso.

A foto da jovem no balanço, no Japão, é do canadense Kevin Cozma e obteve menção especial. Em janeiro, as fotos vencedoras e as menções honrosas serão expostas em Londres.

A foto Dançarino Africano, do britânico Jonathan Banks, foi a segunda colocada na categoria Foto Única. As vencedoras e menções honrosas do concurso também serão transformadas em livro.

tA foto da britânica Sue Flood foi premiada na categoria Uma Imagem por Foto – Maravilhas da Natureza. Ela mostra o olho de uma baleia jubarte, com cicatrizes de lutas e os crustáceos que nela moram.

É também de Sue Flood a autoria desta foto mostrando uma família de Pinguins Imperadores, que recebeu menção especial. Ao todo, fotógrafos de mais de 70 países participaram da competição.

A foto do americano Louis Montrose mostra as comemorações pelo Dia dos Mortos, no México. Ela foi a primeira colocada na categoria Foto Única – Festas e Comemorações.

A foto do alemão Harold Mundt obteve menção especial na categoria Uma Imagem de Portfolio. Segundo os juízes do concurso, são a luz e o enquadramento que tornam a imagem atraente.

O fotógrafo indiano Poras Chaudhary foi o vencedor na categoria Portfolio – Casa, com imagens que traduzem o espírito da Índia. Esta foto mostra mulheres assistindo a uma luta greco-romana.

Nesta outra foto, parte do mesmo portfolio, Chaudary mostra os homens participando do Festival de Cores em Malthura, Uttar Pradesh. Ele começou a fotografar em 2005 e já recebeu vários prêmios.

A foto do americano Kevin Ummel mostra dois jovens flertando no mar em Bali, na Indonésia. Ela foi a segunda colocada na categoria Primeira Foto, que incentiva fotógrafos iniciantes.

Para conferir outras imagens, clique aqui.

Anúncios