Um grupo de pesquisadores de vários países fotografou espécies raras na plataforma continental Antártida. Entre as espécies raras estão incluídas peixes, aranhas aquáticas gigantes, polvos e estrelas-do-mar. As imagens foram divulgadas pelo grupo de pesquisa British Antarctic Survey (BAS).

“Poucas pessoas percebem como a biodiversidade oceânica do sul é rica, até mesmo uma simples pesca com rede já revela uma variedade fascinante de criaturas esquisitas e maravilhosas”, disse o líder da expedição de pesquisa David Barnes, da BAS. O pesquisador acrescentou que o estudo realizado na região da Península Antártida demonstrou que algumas espécies são incrivelmente sensíveis a mudanças na temperatura.

“Mudanças na superfície da Terra afetam diretamente o oceano e os animais marinhos. Por exemplo, a aceleração do derretimento das geleiras, o colapso destas geleiras e o encolhimento do gelo marinho no inverno, tudo parece causar impacto na vida marinha. Queremos entender estes impactos e quais as suas implicações para a cadeia alimentar”, afirmou a bióloga do BAS Sophie Fielding. (BBC)

Um grupo de pesquisadores de vários países fotografou espécies raras na Antártida, como este coral que ainda será identificado pelos estudiosos.

Uma das espécies encontradas foi o pepino-do-mar, que tem um papel importante no processamento de sedimentos e está ameaçado pela expansão das áreas de pesca.

Águas vivas, como esta espécie Mnemiopsis, foram encontradas com frequência na superfície das águas da região, sugerindo que elas podem se beneficiar do aumento de dióxido de carbono nas águas.

Os pesquisadores também encontraram vários polvos da região da Antártida. A pesquisa visa compreender melhor como os ecossistemas da região vão reagir às mudanças climáticas.

O crescimento excessivo, causado por altos níveis de oxigênio nas águas da região, foi observado pela primeira vez em anfípodes, como esta pulga-do-mar.

Os pesquisadores descobriram que algumas espécies são incrivelmente sensíveis a mudanças na temperatura. Acima, a foto de um verme marinho.

Anúncios