Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, mais conhecido como Salvador Dalí,  foi um pintor surrealista espanhol catalão nascido em Figueres no dia 11 de maio de 1904, o qual teve sua morte na mesma cidade no dia 23 de janeiro de 1989. (Post de hoje foi indicação de Lucas Gomes) =D

Dalí  foi mais conhecido pelas imagens impressionantes e bizarras em seu trabalho surrealista. Suas habilidades de pintura são muitas vezes atribuídas à influência de mestres do Renascimento. (Premonição)

A melhor obra de Dalí e  mais conhecido é “A Persistência da Memória” (referente a imagem acima), teve sua conclusão em 1931. Dalí possui um repertório artístico amplo o qual inclui cinema, escultura,  fotografia e literatura.

Dalí atribuiu o seu amor “de tudo o que é excessivo e dourado, minha paixão pelo luxo e meu amor por roupas orientais” , se auto-denominava “linhagem árabe”, alegando que seus antepassados eram descendentes dos mouros. (A Tentação de Santo Antônio)

Dalí foi muito imaginativo, tinha uma afinidade com comportamento incomum e grandioso, pretendia chamar a atenção para si mesmo. Isso às vezes irritava aqueles que amavam a sua arte, uma vez que sua maneira excêntrica  poderia chamar mais a atenção do público do que o seu trabalho artístico. (Metamorfose de Narciso)

Anúncios