Quem foi Mark Twain?

Samuel Langhorne Clemens mais conhecido como Mark Twain nasceu no dia 30 de novembro de 1835 nos Estados Unidos e faleceu no dia 21 de abril de 1910 no mesmo país. Ele foi um escritor, humorista e palestrante. Após a sua morte, ele foi saudado como o “maior humorista americano de sua idade”, sendo que William Faulkner (um dos maiores escritores estadunidenses do século XX) o considerou como “o pai da literatura americana.”

Quais sãs as principais características de suas obras?

Twain começou sua carreira de escritor versos leves e humorísticos, depois evoluiu tornando-se um cronista das frivolidades, hipocrisias e assassinatos feito pela  humanidade. Ele foi um mestre em processamento da fala coloquial e ajudou a criar e popularizar uma literatura distintivamente americana baseada nos temas e nas linguagens. Muitas das obras de Twain foram omitidas por vários motivos.

A publicação mais importante de Mark Twain foi “As Aventuras de Tom Sawyer”, que descreveu sua juventude em Hannibal. O personagem de Tom Sawyer foi baseado em Twain quando criança. “O príncipe e o mendigo” também muito conhecido, não foi uma obra muito aceita. Este livro conta a história de dois meninos nascidos no mesmo dia e que são fisicamente idênticos, porém um rico e outro pobre. O livro “Aventuras de Huckleberry Finn” solidificou-o como um notável escritor americano. Alguns o chamaram de o primeiro Grande Romance Americano, o livro tornou-se leitura obrigatória em muitas escolas por todo os Estados Unidos. Huckleberry Finn foi um desdobramento de Tom Sawyer e provou ter um tom mais sério do que seu livro anterior. A premissa principal exposta é a crença do menino na coisa certa a fazer, embora a maioria da sociedade acredita que ele estava errado. Mark Twain também escreveu um livro sobre as recordações pessoas de “Joana D´arc”.

Quem foram suas influências?

Artemus Ward, Charles Dickens, Thomas Paine, Robert Henry Newell, Josh Billings, Alexander Carlyle, Plínio, Heródoto, Plutarco, William Dean Howells, Robert Browning.

Quem foram influenciados?

Kurt Vonnegut, Gore Vidal, Ernest Hemingway, William Faulkner, HL Mencken, Hunter S. Thompson, Hal Holbrook, Jimmy Buffett, Ron Powers, Ralph Ellison, Ken Kesey, Michael Crichton, Robert A. Heinlein.

Curiosidades:

Acredita-se que o pseudônimo “Mark Twain” surgiu com a época em que trabalhou com barcos a vapor, costumavam gritar “Mark” para marcar a profundidade das embarcações. Porém também tem outra hipótese,  talvez tenha originado quando ele costumava pedir dois drinks e dizia para o atendente do bar “marcar duplo” (“mark twain”) em sua conta. Twain já havia usado diferentes pseudônimos antes de se decidir sobre Mark Twain. Ele assinou esboços humorísticos e imaginativos com Josh até 1863. Além disso, ele usou o pseudônimo de Thomas Jefferson Snodgrass para uma série de cartas bem-humoradas.

Twain possui três invenções patenteadas, qual inclui uma melhoria “em correia destacável e ajustável para o vestuário” (para substituir suspensórios), um jogo de história trivial e de maior sucesso comercial foi um auto-colar recados, um adesivo seco nas páginas apenas necessário ser umedecida antes da utilização.

Twain era um defensor intransigente da abolição e emancipação. Também foi defensor dos direitos das mulheres, inclusive para poderem votar.

Anúncios