Caricatura por Bruce Timm

Quem foi H. P. Lovecraft?

Howard Phillips Lovecraft nasceu no dia 20 de agosto de 1890 e faleceu no dia 15 de março de 1937. Ele foi um autor americano de horror, fantasia e ficção científica, conhecido simplesmente por ficção gótica. A maior inspiração e invenção de Lovecraft foi horror cósmico, a idéia de que a vida é incompreensível para mentes humanas e que o universo é fundamentalmente estrangeiro.

Quais são as principais características de suas obras?

Lovecraft é um dos poucos autores em que obra literária é voltada exclusivamente para o horror, tendo como finalidade perturbar o leitor, atraindo-o para a atmosfera,  para o ambiente, para o clima daquilo que lê. Na maior parte de seus contos e obras um dos ingredientes da fórmula lovecraftniana para seduzir o leitor é o uso da primeira pessoa, sendo que os acontecimentos são vividos pelo narrador da história.

Suas constantes referências a horrores antigos e a monstros e divindades ancestrais acabaram por gerar um tipo de mitologia, atualmente chamada Cthulhu Mythos, a qual contém vários panteões de seres extradimensionais tão poderosos que eram ou podiam ser considerados deuses, os quais reinaram sobre a Terra milhões de anos atrás. Alguns dos seres teriam sido os responsáveis pela criação da raça humana e que  teriam uma intervenção direta em toda a história do universo. (Cthulhu é uma entidade, um ser fantástico, o mais poderoso dos Grandes Ancestrais).

Suas obras foram profundamente pessimistas e cínicas, desafiando os valores do Iluminismo, Romantismo e humanismo cristão. Os protagonistas de Lovecraft geralmente atingiam a oposição do “conhecimento divino” (gnose) tradicional e misticismo por momentaneamente vislumbrar o horror da realidade suprema.

Quem foram suas influências?

Lovecraft foi influenciado por autores como Gertrude Barrows Bennett, Oswald Spengler e Robert W . Chambers. Ele teve uma profunda afeição pelas obras de Edgar Allan Poe, que fortemente influenciou suas primeiras histórias macabras e estilo de escrita conhecida por sua atmosfera arrepiante e medos oculto. Também foi influenciado pelas histórias de Lord Dunsany com seus deuses poderosos vivendo em um mundo alternativo, redirecionou sua escrita, reultando em uma série de imitadas fantasias definida como “Dreamlands “.

Foi provavelmente a influência de Arthur Machen, no qual sinistro horrores antigos espreitam e são capazes de cruzar com os povos modernos, que acrescentou o último ingrediente e finalmente ajudou a inspirar Lovecraft para encontrar sua própria voz a partir de 1923 em diante.

Quem foram os influenciados?

O nome HP Lovecraft é sinônimo de ficção terror, sua escrita, particularmente  o   ” Cthulhu Mythos ” tem influenciado escritores de todo o mundo. Princípios Lovecraftian podem ser encontrados em novelas, filmes, música, quadrinhos e desenhos animados. Muitos escritores de horror moderno, incluindo Stephen King, Little Bentley, Joe R. Lansdale, Alan Moore, Junji Ito, F. Paul Wilson e Neil Gaiman citaram Lovecraft como uma de suas principais influências.

Curiosidades

A expressão Cthulhu Mythos foi criada após a morte de Lovecraft, pelo escritor August Derleth. Lovecraft criou também uma das mais famosas histórias de terror: o Necronomiconum livro de invocação de demônios escrito pelo louco árabe Abdul Alhazred (escritor fictício).

As ficção de Lovecraft foram agrupados em três categorias por alguns críticos.

  • Macabre stories (aproximadamente 1905-1920)
  • Dream Cycle stories  (aproximadamente 1920-1927)
  • Cthulhu Mythos / Lovecraft Mythos stories (aproximadamente 1925-1935)

Alguns críticos vêem pouca diferença entre o Dream Cyclo e o Mythos, geralmente recorrendo para o Necronomicon e subsequente “deuses”. Uma explicação freqüentemente dada é que o Dream Cycle pertence mais ao gênero de fantasia, enquanto que o Mythos é ficção científica. Além disso, muitos dos elementos sobrenaturais do Dream Cycle tem lugar em sua própria esfera ou dimensão mitológica, separado de nosso próprio nível de existência. O Mythos, por outro lado, é colocado dentro de uma mesma realidade e do cosmos em que os humanos vivem.

Anúncios