Quem é Richard Matheson?

Richard Burton Matheson nasceu no dia 20 de fevereiro de 1926 nos Estados Unidos. É escritor e roteirista, principalmente no gênero de  fantasia, horror e ficção científica. Ele é talvez mais conhecido como o autor de What Dreams May Come (Amor Além da Vida), Somewhere In Time (Em Algum Lugar no Passado) e I Am Legend (Eu Sou a Lenda), todos os três adaptados para filmes tornando-se grandes obras.

Quais as características de suas obras?

Seu primeiro conto, “Born of Man and Woman”, apareceu na Magazine of Fantasy and Science Fiction em 1950. Era sobre uma criança monstruosa acorrentado na adega de seus pai. A história foi contada em primeira pessoa, como um diário da criatura e imediatamente fez Matheson famoso. Entre 1950 e 1971, Matheson produziu dezenas de histórias, freqüentemente mistura elementos de ficção científica, horror e gêneros de fantasia, fazendo contribuições importantes para o desenvolvimento do horror moderno.

Várias de suas histórias, como “Third from the Sun” (1950), “Deadline” (1959) e Button, Button “(1970) são roteiros simples mas com um final surpreendente, outros, como” Trespass” (1953),” Being” (1954) e” Mute” (1962) exploram os dilemas dos personagens em vinte ou trinta páginas. Alguns contos, como “The Funeral” (1955) e “The Doll that Does Everything” (1954) incorporam um humor satírico e são escritos em uma prosa histericamente exagerada muito diferente do seu habitual estilo. Outros, como “The Test” (1954) e “Steel” (1956), retratam situações que são ao mesmo tempo futurísticas e cotidianas. Outros ainda, como “Mad House” (1953), “The Curious Child” (1954) e talvez a mais famosa, “Duel” (1971) são contos de paranóia, em que o ambiente cotidiano atual se torna inexplicavelmente estranho e ameaçador.

Quem foram os influenciados?

Stephen King listou Matheson como uma influência criativa e seu romance Cell (Celular) é dedicado a Matheson, juntamente com o cineasta George A. Romero.

Em 7 de agosto de 2009, a Entertainment Weekly dedicou-se a vampiros, Anne Rice afirmou que quando ela era criança, o conto de Matheson “A Dress Of White Silk“, foi uma influência primordial no início de seu interesse por vampiros e ficção fantasia.

Curiosidades:

– Casou-se em 1952 e tem quatro filhos, três deles são autores de ficção científica e roteiros.

– Ele escreveu uma série de episódios para série de TV americana The Twilight Zone, incluindo “Steel“, e o famoso “Nightmare at 20.000 Feet”, além de “Little Girl Lost”, uma história sobre uma menina caída no quarta dimensão.

– Ele também contribuiu com uma série de roteiros para a série Lawman da Warner Brothers entre 1958 e 1962.

– Ele escreveu um episódio para Star Treck “The Enemy Within”, é considerado um dos melhores.

– Um personagem chamado “O senador Richard Matheson” apareceu em vários episódios de Arquivo X. O criador da série, Chris Carter, era um fã da obra de Matheson

– Na série “Querida, encolhi as crianças” a família Szalinski teve de se mudar para a cidade de Matheson, Colorado.

– O telepata “John Matheson” na”Cruzada” foi nomeado em honra do Matheson.

Anúncios