Quem é Anne Rice?

Anne Rice nasceu nos Estados Unidos no dia 4 de outubro de 1941, é uma escritora do gênero erótico, ficção cristã, horror, romance, fantasia e mistério. Ela foi casada com o poeta e pintor Stan Rice durante 41 anos, até a morte dele por câncer em 2002. Seus livros já venderam quase 100 milhões de cópias, fazendo dela um dos autores mais lidos na história moderna.

Quais as características de suas obras?

Em suas obras, Anne tenta mostrar os vampiros como seres que possuem suas paixões, teorias, sentimentos, defeitos e qualidades como os seres humanos, porém com a diferença de conseguirem sobreviver através do sangue de suas vítimas e de sua própria existência, pois para alguns deles isso se torna um fardo a ser carregado através das décadas, séculos e até milênios.

Os romances de vampiro e outras novelas que escreveu acabam sendo  histórias de transformação. Todos esses romances envolvem uma bússola moral forte. O mal não é glorificado nestes livros, pelo contrário, a luta contínua contra o mal é o tema do trabalho. A busca do bem é o tema do trabalho.

A obra “Entrevista com o Vampiro”  é sobre o desespero de um ser alienado que procura o mundo para obter alguma esperança de que sua existência possa ter significado. Sua natureza vampiro é claramente uma metáfora para a consciência humana ou a consciência moral. O tema principal do romance é a miséria desse personagem porque ele não pode encontrar a redenção e não tem a força para acabar com o mal do qual ele faz parte.

Uma coisa que une os livros é o tema da busca espiritual e moral.  Um segundo tema, fundamental para a maioria deles, é a busca do proscrito para um contexto de significado.

Quem foram suas influências?

Virginia Woolf, Ernest Hemingway, William Shakespeare, Bram Stoker, Jesus Cristo.

Curiosidades:

O nome real da autora é Howard Allen, porém Anne  se tornou “Anne” em seu primeiro dia de escola, quando uma freira perguntou-lhe qual era seu nome. Ela contou a freira “Anne,” considerando-o um nome bonito. Sua mãe, que estava junto, não corrigiu-a. Daquele dia em diante, todos se dirigiam a ela como “Anne.”

Em sua obra mais conhecida, “A Entrevista com o Vampiro”, ela conta que escreveu toda história em uma semana, logo após a morte de sua filha por leucemia ( a personagem Cláudia é retratada em sua filha).

Rice escreveu três romances eróticos sob o pseudônimo de “UM Roquelaure.”

Anúncios